domingo, 12 de abril de 2015

CADERNO I - REFLEXÃO E AÇÃO 1

O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola. Vamos assistir ao vídeo?



Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: 
1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais? 
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? 
Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? 

- Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente. 

- Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola. 


7 comentários:

  1. A diversidade e a pluralidade são sim desafios na organização do trabalho pedagógico, pois viemos de uma tradição conteudista, na qual o sujeito não é importante em sua individualidade e suas peculiaridades, mas precisa se adequar às imposições desse ”saber” cristalizado no tempo. A necessidade de superação desta situação se impõe, mudando os paradigmas, a concepção de currículo, da participação dos grupos e, como diz o prof. Arroio, com a introjeção da concepção de justiça social, em lugar de uma mera inclusão. Considerando que cada sujeito, em sua identidade e experiência, é único, se impõe uma reflexão sobre a diversidade mais focada, para que possamos superar a concepção conteudista da escola e da educação e passemos a compreender efetivamente que se educa alguém, para uma ação e inserção num determinado contexto social e histórico com necessidades específicas. Mesmo que o conteúdo seja o mesmo, a maneira de ensiná-lo e de contextualizá-lo não pode ser a mesma, sob a pena de alienação de todo o processo educacional.
    Essa reflexão já acontece em certa medida na escola, em função de particparmos da emd, mas é sempre necessário que ampliemos nossos referenciais de discussão para realmente alcançarmos uma ação que se paute em direitos humanos de fato, e a partir daí, construamos uma escola realmente democrática, sem perder sua qualidade.

    Daniele Franco e Cristine Christofis de Amorim (Arte)

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  2. EQUIPE: ROSIANE, FABRICIO e DANIEL

    1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Sim, constitui.

    Quais? Desafio no sentido da justiça social da escola ser mais inclusiva, como por exemplo, o mais pobre, os negros, o índio, o deficiente, o famoso “CDF”, o superdotado, etc.. A escola plural e diversa com certeza vai estimular o debate sobre a sociedade atual do mundo globalizado.

    2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê?
    Sim. Porque a pluralidade da escola e a diversidade trás a riqueza do debate dos diferentes sujeitos e formas de aprendizagem, assim como com visões de mundo diferenciadas.

    Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola?
    Sim.

    - Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente.
    No Plano de Trabalho Docente, no Projeto Político Pedagógico, devem estar legitimadas as diferentes práticas pedagógicas, sem que ela esteja engessada, no dia a dia habitual da escola. É importante destacar que o professor ao refletir essa diversidade na escola e comunidade, deve proporcionar novas metodologias e tecnologias, melhorando o aprendizado.

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  3. Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
    Sim. Com certeza, pois somos parte de um todo. Não somos únicos. É na diversidade que nos completamos. Temos que pensar que fazemos parte de uma escola plural e temos que pensar em organizar nosso trabalho pensando nessas diferenças, sendo que de acordo com Miguel Arroyo pensar em diversidade, vai além de olhar para o outro de forma piedosa, mas no sentido da justiça social. Ainda de acordo com Arroyo, não se aplica aos excluídos, que estão à espera de migalhas ou de nossa caridade e sim na forma de um movimento social.
    Ter claro tais concepções é fator predominante na organização do trabalho pedagógico.

    2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola?
    Acreditamos que sim, pois essa reflexão possibilita que olhemos o aluno enquanto pessoa e ter a certeza de que enquanto escola precisamos pensar na equidade, ou seja, a mesma condição de direitos, independente de qualquer situação vivida.

    3- Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola.

    Precisamos compreender que os diversos se fazem presente, sendo assim, é possível pensar que:
    • Num primeiro momento conhecer nossa comunidade. Quem são eles? Que grupos representam? No que acreditam? Como fazê-los ter vez e voz dentro da comunidade escolar?

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  4. 1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP

    A comunidade escolar aqui instalada, ou seja, o nosso ambiente escolar apresenta-se com um número significativo de pessoas advindos de diferentes bairros. \percebe-se que não temos uma comunidade escolar totalmente definida, como por exemplo, o CEP apresenta a comunidade do cento de Curitiba. Sabemos que isto não é real. Há vários estudantes de vários bairros e outros municípios. Esta realidade apresentada propõe uma diversidade de pessoas que revelam a identidade de nosso colégio, os quais são valiosos para a concepção escrita do PPP, assim como na sua diversidade, em suas variações, escolhas e contradições.

    2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.


    A escola é o espaço onde mais do que qualquer outro lugar o exercício da cidadania deve acontecer.
    Partindo deste princípio, é importante que o estudante perceba desde a mais pequenas das ações, como a democracia acontece dentro da escola. Somos nós, enquanto educadores precisamos oportunizar ase escolhas e tomadas de decisões em prol do bem comum.
    Este empoderamento só será possível a partir do momento, que nós façamos de nosso espaço escolar um espaço democrático. Podemos enxergar este movimento quando damos voz e vez aos alunos, seja no grêmio estudantil, nas eleições dos representantes de turma, nas representatividades escolares junto ao CE e principalmente quando oportunizamos que o aluno seja participante do processo de ensino-aprendizagem.

    3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio identificando as manifestações nos estudantes e professores.

    Pensar na dualidade estrutural do Ensino Médio é pensar entre o ensino crítico, reflexivo e no ensino técnico que forma para o mercado de trabalho. Pensando nisso é importante refletirmos que houve a necessidade de formar dois tipos de profissionais professores que pudessem articular nesse viés, sendo que um pudesse responder as demandas do contexto econômico e outro que olhasse através da criticidade e formasse cidadãos políticos.


    4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
    a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
    b) O que já foi feito para resolvê-los?
    c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes.
    A prática e o ato de refletir sobre a prática exercida no espaço da sala de aula, contribuem para o surgimento de uma re-significação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem.
    O professor deve assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo da aprendizagem dos alunos, proporcionando uma aprendizagem em que o aluno seja sujeito do processo de ensino-aprendizagem.
    Dessa forma, podemos perceber a importância do professor na sua própria formação e na formação dos educandos. Agindo como mediador, o docente está dando a oportunidade aos alunos de terem autonomia na construção do seu próprio conhecimento como forma de compreender a realidade social em que vivem.

    Mônica, Suzete e Rosiani

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  5. 1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
    Sim. O trabalho a ser desenvolvido quando observamos um ambiente heterogêneo, onde cada indivíduo possui histórias e perspectivas diferentes, deve ser mais minucioso procurando atender a todos os interesses.
    2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que?
    Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola?
    Reconhecer no âmbito escolar a diversidade e a pluralidade faz com que esta reflexão se amplie para toda a sociedade. As mudanças que ocorrem na sociedade também devem ser refletidas na escola fazendo com que a cada ano, as formas de lecionar sofram modificações, mantendo a escolar um lugar atualizado das transformações do mundo.
    - Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente.
    Hoje, o nosso PPP apresenta a disciplina contempla conteúdos, mas não as formas de abordagem em que se reflita o sujeito e a pluralidade. Como por exemplo, o perfil dos aluno do curso técnico subsequente noturno, que não correspondem ao perfil dos alunos do ensino médio integrado do diurno, mas no PPP, não há essa distinção.

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  6. A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico, de modo a atender os casos detectados de uma maneira que possa interagir através do diálogo; sendo necessário um atendimento especializado (através de psicólogos, psicopedagogos), bem preparados para trabalhar situações diversas no cotidiano escolar.
    O maior desafio é a identificação dos estudantes que precisam de um atendimento mais especializado, mais individualizado e tomando o cuidado para não excluirmos e expormos diante dos demais.
    Enquanto professores devemos ter o cuidado de no imediatismo de alguma situação, no encaminhamento de alguns estudantes no sentido discriminatório de ensino/aprendizagem.

    Equipe Maria Luiza, Denise e Enzo

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  7. A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico, de modo a atender os casos detectados de uma maneira que possa interagir através do diálogo; sendo necessário um atendimento especializado (através de psicólogos, psicopedagogos), bem preparados para trabalhar situações diversas no cotidiano escolar.
    O maior desafio é a identificação dos estudantes que precisam de um atendimento mais especializado, mais individualizado e tomando o cuidado para não excluirmos e expormos diante dos demais.
    Enquanto professores devemos ter o cuidado de no imediatismo de alguma situação, no encaminhamento de alguns estudantes no sentido discriminatório de ensino/aprendizagem.

    EQUIPE: Denise Adriane Regis, Enzo Aparecido de Souza e Maria Luiza Oliani - Professores de Matemática

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