domingo, 12 de abril de 2015

CADERNO I - REFLEXÃO E AÇÃO 4

Prezado Professor, prezada Professora, individualmente leia as duas atividades propostas e escolha uma para realizar. 
Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas. 

I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda: 
1-Quais foram os problemas levantados? 
2-Quais os encaminhamentos propostos? 
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema. 
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho? 
5-Quais foram as sugestões propostas? 
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho? 
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe? 

II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.

6 comentários:

  1. EQUIPE: ROSIANE, FABRICIO e DANIEL

    I - MEDIANTE SUA PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DE CLASSE, FAÇA UM RELATÓRIO CLARO E OBJETIVO COM BASE NAS SEGUINTES QUESTÕES: ANOTE TODOS OS DIÁLOGOS E IMPRESSÕES QUE VOCÊ PUDER OBSERVAR NESTA TAREFA. AGORA RESPONDA:

    1-Quais foram os problemas levantados?
    Problemas de aprendizagem, de alunos desinteressados, de alunos que não alcançaram os objetivos, alunos com dificuldade de aprendizagem, defasagem na aprendizagem, indisciplina que reflete a aprendizagem e ao não entendimento do conteúdo que também reflete na disciplina.

    2-Quais os encaminhamentos propostos?
    Aulas de reforço; conversas com as famílias; conversa com o próprio aluno; mudança de lugar; remanejamento de turma; revisão e recuperação dos conteúdos.

    3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
    QUEIXA: é quando o aluno apresenta um problema e é detectado pelo professor, porém não existe encaminhamento nenhum, fica a reclamação da atitude no ar, sem achar uma solução prática.

    PROBLEMA: é quando algo de errado existe e mesmo tomada várias atitudes para amenizar ou acabar o problema persiste.

    4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
    Em forma geral, a falta de entrega de trabalhos e atividades, alunos convocados para reforço que não comparecem, alguns problemas pontuais de disciplinas e faltas.

    5-Quais foram às sugestões propostas?
    Conversa com a turma e orientação de convocar alguns pais. Enfatizar com a turma hábitos de estudos e entrega de trabalhos, com pontualidade.

    6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
    As sugestões dadas pelo conselho de professores e ouvidas pela direção, bem como estendidas as demais instâncias.

    7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe no CEP?
    • Uma melhor adequação de tempo e espaço, para efetiva realização do Conselho.
    • Como sugestão a divulgação de um cronograma antecipado.
    • Ao final de cada conselho estabelecer uma discussão de medidas a serem superadas no sentido pedagógico: tempo, espaço e aproveitamento da reunião.

    II - REALIZE A LEITURA E ANÁLISE DE UMA ATA DE CONSELHO DE CLASSE COM BASE NAS QUESTÕES APRESENTADAS NA ATIVIDADE I.

    ResponderExcluir
  2. I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
    1. Quais foram os problemas levantados?
    - Assiduidade;
    - Comprometimento;
    - Dificuldades de aprendizagem;
    - Problemas de saúde;
    - Problemas de socialização;
    - Defasagem de conteúdo.

    2. Quais os encaminhamentos propostos?
    - Comunicação aos pais;
    - Encaminhamento para aula de reforço;
    - Adaptação curricular.

    3. Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
    Se houver um problema (fatos recorrentes no processo ensino-aprendizagem), é feita uma queixa sobre o mesmo. A turma pode apresentar algum problema particular e o professor apresentará uma queixa (caso pontual) referente a isso ao Conselho de Classe, em busca de solução.

    4. Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
    Dificuldades de aprendizagem em determinadas disciplinas: matemática, física, química, geografia, filosofia, história, etc. Alunos desatentos, conversas paralelas em determinados momentos da aula, falta de interesse e motivação por parte de alguns e carência de pré-requisitos.

    5. Quais foram as sugestões propostas?
    Comunicação aos pais, encaminhamento para reforço, conscientização quanto aos hábitos de estudo, estímulo a leitura e atenção que são fatores imprescindíveis para o aprendizado.

    6. Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
    O Conselho de Classe é o espaço onde ocorre a interação e socialização entre todos professores das diferentes disciplinas, em busca de soluções para o avanço da aprendizagem entre os alunos.

    7. Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
    Estas reuniões deveriam ocorrer com mais frequência, como um pré-conselho, pois assim poderiam ser prevenidas certas ocorrências que podem ser prejudiciais à vida acadêmica. Também seria interessante, que os professores das diferentes disciplinas, recebessem uma planilha com várias colunas, identificadas com os tipos de ocorrências mais comuns (entrega de tarefas e de trabalhos pontualmente, notas acima ou abaixo da média, atitudes em classe, etc). Nesta planilha estariam os nomes dos alunos das diferentes turmas, na mesma sequência da chamada, e o professor iria assinalando os pontos em que podem melhorar. Tais listas seriam encaminhadas para a equipe pedagógica, que tabularia estes dados, encaminhando estes problemas para serem discutidos pelo corpo docente na reunião do Conselho de Classe.

    II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
    Realizamos a leitura das atas de várias turmas.

    Elizeth Tesseroli Miot;
    Nilton Cezar dos Santos;
    Sonia Teresinha de Mello de Silva.

    ResponderExcluir
  3. Equipe: Mônica, Rosiani e Suzete.

    Turma: 1.º J EM 2014

    1 - Quais foram os problemas levantados?
    • Baixo rendimento de Química e Física
    • Postura em sala de aula
    • Respeito
    • Ansiedade

    2 - Quais os encaminhamentos propostos?
    • Reforço
    • Participação / cooperação da turma
    • Chamamento de alguns dos responsáveis

    3 - Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
    • Queixa: Falta de respeito
    • Problema: Baixo rendimento

    4 - Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
    • Aprendizagem das disciplinas de química e física

    5 - Quais foram as sugestões propostas?
    • Reforço e intervenções na sala para trabalhar postura dos estudantes durante a aula

    6 - Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
    • A participação do corpo docente e equipe pedagógica.

    7 - Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
    • Priorizar o trabalho prévio do Conselho de Classe com comunicação com os estudantes e professores.


    ResponderExcluir
  4. Barbara, Dani e Cristine

    1º M – período da tarde
    1-Quais foram os problemas levantados?
    O problema levantado foi o excesso de conversa, importância ou falta de hábito de estudo.
    2-Quais os encaminhamentos propostos?
    Em todos os casos apontados foi escrito que haveria encaminhamento pedagógico sobre os problemas levantados.
    3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
    A impressão é que todos os problemas levantados na verdade eram queixa, tanto que pouca intervenção foi solicitada.
    4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
    Previamente ao conselho final, a direção pedagógico norteou pedagogos e professores quanto a importância do conselho, assim como pediu para avaliar o trabalho desenvolvido no decorrer do ano e a reflexão sobre práticas pedagógicas e docentes.
    5-Quais foram as sugestões propostas?
    Foi sugerido o remanejamento de alguns alunos, encaminhamentos para aulas de reforço, trabalho pedagógico na conscientização da importância do estudo entre outros.
    6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
    A maior prática foi a participação inicial do represente de turma (aluno) para expor os problemas em sala, queixas e também apresentar propostas para o melhorar o ensino-aprendizagem.
    7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
    Muitos conselhos são demasiadamente longos e cansativos, pois muito se discuti sobre o mesmo ponto e nem sempre a discussão é válida ou pertinente. As vezes professor (no caso do relato do representante) e aluno (quando o conselho fica apenas entre professores) são expostos negativamente, fato que deveria ser cortado imediatamente pelo dirigente do conselho. Muitas vezes laudos foram apresentados apenas no conselho final, onde pouco poderia ser feito para o aluno em questão. E as vezes o laudo é apresentado, mas não há discussão de encaminhamentos adequados aquele caso. Por vezes, a aprovação ou reprovação vem acompanhado do bordão: comigo ele foi aprovado/reprovado, então não tem porque reprovar/aprovar – sem analisar um conjunto de fatores para determinar a real capacidade e impacto da aprovação/reprovação do aluno naquele ano letivo.

    ResponderExcluir
  5. Equipe Maria Luiza , Denise e Enzo

    Turma pesquisada: 1° M turno: tarde. Ano 2014
    1) Falta de hábito de estudo, falta de leitura, atenção e concentração.
    2) Conscientização sobre hábito de estudo, leitura, atenção e concentração. Frequencia e acompanhamento no reforço escolar.
    3) Queixa = falta de hábito de estudo.
    Problema = baixo rendimento.
    Queixa = falta de leitura.
    Problema = não saber interpretar situações problemas.
    Queixa = assiduidade.
    Problema = não cumprimento do regimento escolar.
    4) Na turma pesquisada, não foram relatados questões de ensino-aprendizagem. Como: projetos, metodologias diferenciadas e outros.
    5) Reforçar a frequência ao reforço escolar, orientação sobre hábitos de estudo, e a importância da realização das atividades em casa.
    6) Participação da família, conselho de classe participativo.
    7) Conselho de classe com TODOS os professores da turma. O conselho de classe deveria acontecer a qualquer momento, quando tem-se dificuldades gerais com alguma turma e não apenas, para análise de resultados.

    ResponderExcluir